quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Almanaque Educação ganha nova temporada e passa a se chamar Escola 2.0


POR ÁS 23:06

Programa da TV Cultura estreia sua terceira edição neste sábado (25/9), e conta com uma nova personagem: a Bia

Os meninos Cadu (Glauko Dias) e Mano (Fabio Baldacci), do Almanaque Educação, continuam a agitar o colégio e a tela da TV Cultura. Agora em sua terceira temporada, o programa vem cheio de novidades, inclusive no nome, e passa a se chamar Escola 2.0. A estreia acontece dia 25 de setembro e vai ao ar aos sábados, às 13h30 (excepcionalmente durante o período do horário eleitoral, às 13h50).

Desta vez a atração recebe uma nova integrante, a estudante Bia, interpretada pela atriz Isabela Guasco, de 15 anos. Beatriz Pereira é novata na escola. Nascida em São José do Rio Pardo e recém chegada a São Paulo, causa estranheza entre os alunos com seu estilo: roupas pretas, unhas coloridas e acessórios diferentes, como anel de caveira e gargantilha. Bia mora com o pai, tem uma banda de rock e é dona de um blog que vai causar o maior furor no colégio – barulhodabia.wordpress.com – com posts irados e vídeos super bem produzidos.

Cadu e Mano sentem-se, então, ameaçados com o blog da colega. A dupla vai tentar de tudo para não perder seguidores para a concorrente e irá inovar na linguagem dos textos e reportagens do blog deles, o Almanaque Educação, (www.tvcultura.com.br/almanaque).

A trupe do programa também continua atuante, se revezando entre a realidade e a imaginação dos garotos. É formada por Fabiano Geuli (professor de História), Ju Colombo (mãe do Cadu), Marcia Oliveira (Tina, a garota da cantina da escola), Melissa Nascimento (diretora) e Paulo Henrique Jordão (professor de Educação Física).


O programa

Escola 2.0 investe ainda mais em sua missão de sensibilizar alunos, pais e professores de que o aprendizado pode e deve ser divertido e desafiador ao mesmo tempo. O programa transita entre a realidade e a dramaturgia para reproduzir o ambiente escolar, além de transmitir com humor conteúdos educacionais de forma criativa e leve, sempre despertando a curiosidade e a investigação. Ao dar voz aos alunos, faz com que eles assumam mais e mais o papel de protagonistas no universo da educação.

A atração contará com dois blogs: um editado pelo personagem Cadu e outro pela personagem Bia, os quais terão posts diários com dicas e notícias do universo jovem e dos estudantes, além da clara diferença entre o mundo dos meninos e o das meninas. Assim, o programa evidencia a importância da participação de seus personagens nas redes sociais para atingir o atual universo adolescente. O site Escola 2.0 também será um importante canal interativo, no qual os internautas poderão enviar vídeos, fotos e manifestar suas opiniões.

Confira os quadros do programa:

Grande reportagem – Conduzida por Cadu e Mano, a Grande Reportagem traz temas de interesse geral, vistos pela ótica dos garotos com um tom documental.

Pílulas do saber – Reflexões divertidas sobre fatos verídicos, porém curiosos, da história da civilização. Aqui se utiliza muito a computação gráfica.

Túnel do tempo - Explora fatos marcantes da História, como a chegada do homem à Lua, por meio de imagens de arquivo.

Fala aí – Em amarrações durante o programa, de forma dinâmica e rápida , alunos de diversas escolas da rede estadual, dão sua opinião sobre o tema em questão.

Viver e aprender – Utilizando-se de material produzido dentro e fora do colégio, mostra o cotidiano dos jovens, passando invariavelmente pela rotina escolar. A estrutura leva ao espectador experiências de aprendizagem bem sucedidas em diversos locais do Brasil e do exterior.

Como se faz? – Nesta temporada, o quadro irá mostrar o processo de criação e funcionamento de coisas que não são feitas dentro de uma fábrica, como o ciberativismo, a publicidade, uma manobra radical de skate ou, ainda, uma transmissão ao vivo de televisão.

Vídeo blog - Reflexões de Bia sobre sua vida e seu cotidiano de adolescente.

Escola 2.0 é uma parceira da TV Cultura com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

Classificação indicativa: livre.

Vinicius

Com 20 anos, viciado em cultura latina e apaixonado por sites de entretenimento, é formado em web designer e mais de cinco anos de experiência no ramo de postagem em blogs e sites.

0 comentários:

Postar um comentário